Tudo pelo Espírito do Senhor

“Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o Senhor: — Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o Senhor Todo-Poderoso, quem está falando.” (Zacarias 4:6, NTLH). “Pessoas que moram longe de Jerusalém virão ajudar a construir de novo o Templo do Senhor. Aí vocês saberão que o Senhor Todo-Poderoso me enviou a vocês. Tudo isso acontecerá se obedecerem com todo o coração às leis do Senhor, o Deus de vocês.” (Zacarias 6:15, NTLH).

Podemos mudar os desígnios de Deus, sua forma de agir, sua maneira de nos ensinar e de tocar a sua obra? Somos capazes de fazer melhor que Deus? Temos mais entendimento que Ele? Conhecemos todas as coisas? Somos capazes de sondar mentes e coração? Nos achamos como o senhor da obra e o único capaz de realizar o desafio que Deus tem?

Mesmo sabendo de tudo isso, mesmo tendo o conhecimento teórico e compreensão da forma de Deus agir, por que mesmo assim não somos capazes de conduzir na dependência do Espírito? Por que queremos os resultados e não o que Deus deseja que é aprendermos a agir na dependência do Espírito Santo tendo a condução realizada pelo dono da obra?

O nosso Pai poderia fazer toda a obra sem que nós fizéssemos qualquer coisa, mas Ele entregou a nós esta prerrogativa. E fez isso, não para que déssemos resultados; pois os resultados Ele providencia com muito mais eficiência que nós. O que Ele deseja que aprendamos é a viver em comunhão, em dependência, em união com ele, fazendo junto, nos disponibilizando como instrumentos, reconhecendo vir dele toda a capacitação que precisamos. O nosso Pai se importa com os processos, com a transformação que deseja realizar em nossas vidas. Ele não está preocupado com o resultado. Está preocupado em que assimilemos a transformação em nossas vidas que Ele prontamente realizou em nosso interior quando vivificou o nosso espírito e nos reconciliou com Ele. O seu plano e desejo é que aprendamos a fazer morrer a nossa natureza humana e façamos a sua obra, nesta condição de humildade, de reconhecimento de dependência completa.

A maior alegria de nosso Deus não é o alcançarmos os resultados, mas o quanto o processo, nos transformou e levou as pessoas a nossa volta a serem transformadas. A maior vitória não vem dos resultados alcançados, mas da transformação operada nas vidas das pessoas, tanto nossa como dos irmãos e daqueles que ainda não conhecem o amor do Pai. Por isso, quando colocamos o nosso coração de forma plena a cumprir os mandamentos do Senhor Jesus, quando nos colocamos com um coração íntegro e uma alma voluntária, então todo o plano de Deus será realizado. Seremos verdadeiros parceiros de Deus na execução, implantação e expansão do seu reino nesta terra. Os resultados ele concederá, mas a transformação, a mudança da forma de pensar, a mudança de atitude, está na nossa capacidade de compreender os princípios de nosso Deus, e agirmos da maneira que Deus deseja como pessoas que tem um coração totalmente dele. Que faz morrer a natureza humana, que rejeita tudo que vem da carne.

Façamos tudo pelo Espírito, coloquemos o nosso coração em cumprir e em viver a vontade do Senhor, reconheçamos a nossa dependência, esperemos no Senhor, que veremos a verdadeira obra sendo realizada em nós e nas pessoas a nossa volta.