A vitória de hoje não nos assegura a de amanhã

O quanto pensamos de fato nesta verdade tão simples para os filhos de Deus? Por que achamos que com a nossa vitória hoje, estaremos seguros e tranquilos para vencer amanhã? Sim esta vitória é possível, desde que vivamos diariamente reconhecendo quem somos e o quanto dependemos do Senhor e não confiamos em nós mesmos ou em nossa força.

Davi foi um exemplo claro desta dependência. Ele não fazia nada sem antes consultar o Senhor e sem confessar a sua dependência. Muitas vezes ele estava diante de uma determinada situação, onde já tinha experimentado vitória em suas batalhas. Mas ele não assumia uma postura arrogante e pensava que poderia ter uma vitória porque já tinha sido vitorioso no dia de ontem em uma situação semelhante. Ele simplesmente consultava ao Senhor e buscava como deveria agir. Para que Deus desse a estratégia de ação.

Este é o segredo de uma vida vitoriosa. Somente há vitória quando reconhecemos a nossa inteira dependência do Senhor. Se pensarmos que podemos ter vitória fazendo as mesmas coisas como ontem, então, não estamos prontos para assumir as nossas responsabilidades diante do trono de graça do Senhor.

Se agirmos todos os dias da mesma forma que agimos ontem, usando as mesmas estratégias, mesmas argumentações e não buscamos o Senhor diariamente, reconhecendo nossa dependência, confessando que Ele é o Senhor e quem define a estratégia de ação, estamos fadados a perder a batalha. Para vencermos precisamos mudar as nossas atitudes. Somente somos mais que vencedores em Cristo Jesus, quando reconhecemos a nossa total dependência do Senhor e que nós por nós mesmos não podemos alcançar qualquer vitória que seja, por mais simples que possa ser.

Toda estratégia usada, toda abordagem, toda forma de agir, podem ser alternativas e pontos para definir e se nos precavermos de todas as situações; mas estas atitudes não nos assegura a vitória. A nossa vitória somente pode ser alcançada se o Senhor estiver a nossa frente.

Tendo em mente este aspecto importante, precisamos aprender a depender do Senhor e a esperar nele a vitória com a sua estratégia, com a determinação de sua vontade. Quando nos humilhamos, reconhecendo nossa total dependência, então além de nos colocarmos nas mãos de Deus, de nos disponibilizar, o nosso Pai muito se alegra e nos usa da melhor forma que lhe agrada.

Precisamos esperar no Senhor e aprender que toda vitória somente procedem do trono do Pai para alegria do seu nome e de sua vontade.

Precisamos orar sempre ao Senhor, pedindo sabedoria e discernimento não só para nós, mas para todos os irmãos, para que haja a união e a vitória seja alcançada através de uma mesma fé, através da união provida pelo Espírito; mas principalmente, através de um coração humilde, de uma vida que reconhece que somente pode agir, somente pode tomar atitude diante da determinação e orientação do Espírito.

Aos filhos, aos filhos que se dobram diante da cruz, reconhecendo que a batalha é do Senhor, e que ele quem estabelece as estratégias e ações, é que poderemos alcançar a vitória, e assim, ocorrer a expansão do reino de Deus neste mundo.