Amor – expressão de Deus

“Queridos irmãos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. Foi assim que Deus mostrou o Seu amor por nós: ele mandou o Seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio Dele, os nossos pecados fossem perdoados. Se foi assim que Deus nos amou, então devemos amar uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus. Se amamos uns aos outros, Deus vive conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. Podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e que Ele conosco é esta: Ele nos deu o Seu Espírito. E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo. Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele. E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” (1 João 4:7-21, NTLH)

Como esta passagem é linda, como ela fala da essência de Deus e daquilo que Ele deseja para as nossas vidas. Não existe Deus em nossas vidas se não houver a manifestação do Seu amor. Amor que está além de sentimento, que se expressa em ação em favor das vidas, que não fecha os olhos, que não se magoa, que não se preocupa com o que as pessoas fazem, mas é capaz de perdoar a cada um pois sabe que em Deus tudo é perfeito, que tudo se traduz em vida. Nós como filhos, filhos de Deus, devemos expressar e revelar o nosso Pai da forma que Ele é, Ele nos fez, nos transformou, nos fez filhos por adoção em Cristo Jesus. Quando temos esta confiança, esta certeza, então não temos medo, nem ansiedade, pois sabemos que estamos em Suas mãos. Isto é o que o Senhor deseja que aprendamos, a compreender, a ter a certeza, a ter a confiança que Ele, o Pai, nos ama, e que qualquer coisa que ocorra em nossas vidas é o melhor para nós e para a glória de nosso Deus.

Quando acharmos que estamos sendo magoados devemos sempre nos lembrar da atitude de Estevão, que mesmo sendo apedrejado, olhou para o Senhor e pediu que a estas pessoas não fosse imputado o pecado que estavam cometendo, isto sim, é o amor, este sim, é o verdadeiro amor de Deus.

Sermos filhos é revelarmos o amor de Deus através de nossas vidas para que o Senhor seja glorificado, para que o Seu nome seja exaltado, pois se houver expressão do amor, então haverá revelação do que Deus faz nas nossas vidas, e será reconhecido o Senhor Jesus, como o único caminho para o Pai.