Vamos meditar em coisas simples do dia a dia, e vermos como estamos nos comportando como cristãos (como filhos de Deus). Precisamos compreender quem somos e como devemos viver. Somente entendendo o nosso compromisso com Deus e o quanto estamos ligados a Ele é que seremos capazes de tomar atitudes corretas em cada momento de nossas vidas.
Quando nos entregamos ao Senhor, recebendo a salvação, somos feitos filhos Dele. João escreveu: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12, BEARA). Ser filho é um privilégio. Quando somos feitos filhos, recebemos da natureza de Deus, carregando o Seu DNA, recebendo do Seu caráter, aquilo que Ele é. Por sermos feitos filhos, devemos viver como tal; Paulo escreveu: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5:1, BEARA), ou como está na carta aos Tessalonicenses: “porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.” (1 Tessalonicenses 5:5, BEARA)
Diante disto, devemos analisar as nossas atitudes e verificar se estamos agindo como filhos de Deus ou não. Se descobrirmos que não, devemos mudar de atitude. Paulo escreveu: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena;” (Colossenses 3:5, BEARA). E fazer morrer esta natureza, é deixar de praticar qualquer coisa que seja contrária à natureza de Deus.
Imagine a seguinte situação, que talvez já tenha vivenciado diversas vezes: está no balcão de frios de um supermercado, irá comprar queijo mussarela. Você tem duas marcas, a marca “A” e a “B”. A marca “A” está sendo vendida pela metade do preço de “B”, mas a “B” é muito melhor que a “A”. Você pede a atendente da marca “A”, mas inadvertidamente ela pega a marca “B”, muito mais cara, mas coloca na balança o preço da marca “A”( a mais barata). Somente você viu. O que você faz? Você fica calado e deixa ela te entregar o queijo “B” pelo preço do “A”? Ou você a avisa que ela colocou o preço errado? Lembre-se: somente você viu. Qual a atitude correta? Ficar calado ou alertar a atendente do seu erro?
Este é o momento em que os filhos de Deus se revelam e mostram a sua natureza. Por isso, devemos estar atentos, precisamos sempre nos lembrar quem somos e Quem olha por nós o tempo todo. Quando agimos de forma indevida com relação ao caráter de nosso Deus, estamos agindo como filhos das trevas e não da luz. Devemos agir de forma correta porque é isto que agrada a Deus.
Quando alguém fizer algo errado, mesmo que nos beneficie, devemos alerta-la, não devemos permitir o erro, quando assim fizermos, estaremos revelando o caráter de nosso Deus que nos foi concedido no novo nascimento.
Ser filho de Deus não é andar nem viver como o mundo anda, mas sim, vivermos segundo aquilo que o nosso Deus é e o que Ele nos ensinou.