Presença do Senhor

Temos que fazer algo para sentir a presença do Senhor? Como faço para ter certeza que Deus está comigo? Precisamos compreender que vivemos pela fé, e não pelo que vemos, ou sentimos, mas pela certeza de suas promessas. Mesmo nos momentos difíceis, mesmos nos momentos onde parece que Deus não nos ouve, Ele está conosco, devemos tomar como uma promessa d’Ele para nós, pois como Jesus falou: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21 RA), Ele, também afirma: “ Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.  Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.” (João 14:23-24 RA)

Existe, sim, uma condição: devemos amar ao Senhor e obedecer aos seus mandamentos não por causa da lei, mas da graça, não para obtermos algo, mas por sermos e termos recebido da natureza divina. Se fizermos isto, Ele, o Pai se manifestará em nós, fará de nós sua morada. O amor é a base da resposta para uma vida plena com o Senhor, para a sua manifestação em nossas vidas. Se eu não obedeço aos seus mandamentos, não O tenho como Senhor e não me vejo como seu servo (embora Ele não nos chame de servo, mas de amigos, pois nos deu a conhecer todas as coisas).

Nós que desejamos agradar a Jesus, que o amamos, e obedecemos seus mandamentos, seguimos a justiça do reino de Deus, sabemos que Ele faz morada em nós, que está em nós, e temos a convicção de sua presença e saber, que mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo que possa não parecer, Ele está conosco, ao nosso lado, em nós. A vida que temos, recebemos d’Ele, o amor que sentimos por Ele (que nos leva à obediência) e pelos irmãos é derramado em nós pelo Espírito de Deus, que nos foi dado pelo Pai.

Conforme afirma Richard, L. “Agostinho disse muito bem: Ame a Deus, e faça o que quiser. O que ele quis dizer é que se você realmente amar a Deus, você só fará o que agrada a Ele” (Richard, L; Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento, 1ª Ed, 2007, Rio de Janeiro, p 233)

Compreendermos a essência da presença de Cristo em nossas vidas, saber que podemos fazer o que quisermos e tudo que pedirmos seremos atendidos é resultante de nosso amor para com o Senhor. Se o amamos faremos somente as coisas que O agradam e que Lhe propiciam prazer.

Amemos o Senhor com toda a nossa força, de todo o nosso coração, entendimento e de toda a nossa alma. Se assim o fizermos, sabemos que Ele em nós está, e seremos pessoas segundo o Seu coração e Ele estará sempre conosco; mesmo quando tudo parecer improvável. Ele é Deus fiel!! Amar o Senhor é viver como ele viveu na obediência e no cumprir o desejo do coração do Pai. Seremos semelhantes ao Senhor, a medida que tivermos compreensão da obra de Deus em nossas vidas, na medida que em cada ação fizermos morrer a nossa natureza terrena, para que a natureza divina, a nós concedida se reflita. Assim, seremos espelhos da glória de Deus, refletiremos a sua vida, e manifestaremos com quem temos andado.