Com gratidão!!

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:16-17, BEARA)

O que expressa a “gratidão”? Quando fazemos tudo com coração grato, quando louvamos, oramos, cantamos cânticos espirituais, o que significa esta atitude?

Imaginemos que estamos em uma situação como Jó, onde perdemos tudo o que possuímos: as pessoas que amamos, a nossa casa, bens, emprego, e descobrimos que temos uma doença incurável. Qual é a nossa atitude perante Deus? Somos capazes de cantar cânticos espirituais? Capazes de louvar e engrandecer ao Senhor? E outra situação quando nossa família está bem, temos emprego, gozamos de plena saúde; como nos colocamos diante de Deus, se estamos apertados financeiramente? Expressamos gratidão?

Deus não permite que sejamos tentados ou que passemos por tribulação além daquilo que podemos suportar. Quando passamos por estes momentos, Deus deseja uma única coisa, ensinar-nos a confiar nele, confiar que Ele é o provedor, que Ele cuida de nós. Quando expressamos gratidão, o que estamos fazendo, é simplesmente, reconhecendo que confiamos n’Ele, confiamos no Seu amor por nós.

Se Ele nos conhece por inteiro, sabe de todos os nosso pensamentos, sabe quantos cabelos temos, precisamos aprender a confiar n’Ele, como o nosso único provedor, que nos dá vida e nos satisfaz plenamente. Não buscaremos consolo e refúgio em outro lugar a não ser no Deus da nossa salvação.

Um coração grato, atitudes de gratidão que expressam confiança, reconhecimento que dependemos do nosso Deus, sobem como aroma suave e agradável a Ele. Quando existe gratidão, não existe murmuração, reclamação, dúvida.

Ter um coração grato é o reconhecimento que aprendemos a confiar em Deus, que sabemos esperar n’Ele, que reconhecemos que Ele está à frente de todas as coisas e que o Seu plano é perfeito. Nós temos que aprender a exercitar, a confiar, mesmo que tudo pareça impossível, sem solução, devemos confiar e expressar nossa gratidão ao nosso Deus e Pai, pois Ele, que nos ama e entregou o Seu Filho por nós, que moveu todas as coisas para nos reconciliar com Ele, não descuidará de nós.

Assim como lidamos como os nossos filhos, assim como nossos pais lidaram conosco, mesmo em uma situação que nos parecia falta de amor, eles na sua repreensão estavam buscando o nosso crescimento e amadurecimento, em cada “não” que ouvimos, em cada “surra” que levamos. Assim é com o nosso Deus. Mesmo que as coisas pareçam estar de “pernas para o ar” e sem qualquer solução, Deus está no comando e sabe de todas as coisas, pois Ele é o nosso Pai, o nosso Paizinho, que nos ama e que nos amou primeiro, por isso, podemos amá-Lo.