O significado de ser discípulo de Jesus

Aprender a caminhar

foto por: adrian em Unsplash

Compreendermos o que significa ser discípulos de Jesus é extremamente importante para que entremos nesta jornada conscientes do processo que envolve aprender, crescer e viver na plenitude da vontade de Deus, para revelarmos o Seu reino e ensinarmos outros a viverem da mesma maneira, e assim sucessivamente.

Jesus, em Lucas, capítulo quatorze, do versículo vinte e cinco ao vinte e sete, afirma o seguinte:  “Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.25–27, BEARA).

Aborrecer quer dizer, amar menos, tomar a cruz quer dizer, negarmos a nós mesmos, assumirmos que morremos para a forma de pensar natural e que estamos prontos para imitarmos a Cristo, abandonando a nossa vontade em favor da vontade do Pai. Quando O amamos mais que tudo e a qualquer outra pessoa, compreendemos, que Nele temos o verdadeiro amor a oferecer em favor de nossos familiares, parentes, amigos que poderíamos oferecer antes. O Pai nos ensina a amar como Cristo e amar como Ele implica em sermos a oferta em favor de todos.

Ser discípulo de Jesus é rejeitarmos tudo que procede do pensamento natural, da forma de agir deste mundo e vivermos como Ele, vivermos em favor da vontade do Pai, para que Ele possa ser conhecido de todos por meio de nossas vidas e assim, como filhos, revelemos o Seu reino, manifestemos a Sua glória, e sejamos expressão, como família, da plenitude da Sua vontade entre os homens.